Olá pessoal, tudo bem? Espero que sim!

Ontem durante o expediente, fui conversar com um amigo e colega de trabalho sobre um assunto do dia a dia e percebi que ele estava com dificuldades para concluir o desenvolvimento de um script em Powershell, para gerar relatórios de RSoP em computadores remotos. Tentei ajudá-lo, mas, devido ao fato de eu estar de saída, não conseguimos concluir o script da maneira que desejávamos em tempo hábil. Ele enfatizou para mim que este tipo de relatório é bastante útil para o Domain Admin, pois, demonstra a efetividade da aplicação de uma Política de Grupo (GPO). Ratifico a importância deste tipo de relatório e me comprometi a concluir a produção deste script e publicar aqui no blog.

Então, vamos lá?

O que é RSoP?

RSoP vem do termo Resultant Set of Policy (Conjunto Resultante de Política) e quando utilizado, retorna o conjunto de Políticas de Grupo (GPO) aplicadas pelo Domain Controller na estação de trabalho.

Conforme a definição da Microsoft:

O conjunto de diretivas resultante (RSoP) é um acréscimo à Diretiva de Grupo para auxiliar na implementação e solução de problemas de diretivas. O RSoP é um mecanismo de consulta que pesquisa políticas existentes e políticas planejadas e, em seguida, informa os resultados dessas consultas. (…) O RSoP reúne essas informações do banco de dados CIMOM (Common Information Management Object Model) (também conhecido como repositório de objetos compatível com CIM) por meio do Windows Management Instrumentation (WMI).

Como obter as informações de RSoP?

Existem duas formas de você realizar esta operação:

Primeira: Você pode executar o comando rsop.msc onde o comando será processado no Microsoft Management Console (MMC) em duas etapas.

Passo a passo: Iniciar > Executar > rsop.msc

Na primeira etapa, o MMC (Console de Gerenciamento da Microsoft) irá coletar as informações das diretivas aplicadas no computador, e em seguida irá exibir uma tela com todas as políticas aplicadas estruturadas por Configurações e Modelos Administrativos do Windows para Computador e Usuário.

Obs: Somente será retornada as políticas de computador se o usuário que executar o rsop.msc possuir privilégios de Administrador do computador.

Segunda: Você também pode retornar as Políticas de Grupo utilizando o executável gpresult.exe, nativo do sistema operacional, através do Prompt de Comando do MS-DOS para retornar as políticas aplicadas para o computador ou usuário.

Obs: A mesma regra de retorno para o comando rsop.msc vale para o gpresult.exe, para retornar as políticas de computador, o usuário que está executando o comando deverá possuir privilégios de Administrador.

Passo a passo: Iniciar > Executar > cmd.exe > gpresult.exe /r

Desta forma, o gpresult.exe irá processar as políticas aplicadas e exibir um resumo no Prompt de Comando. O gpresult.exe ainda te fornece parâmetros para realizar a operação em um computador remoto, retornar as políticas aplicadas a um usuário específico do computador, limitar o escopo das políticas que serão exibidas (computador ou usuário), ou gerar um relatório no formato XML ou HTML.

Para consultar todos os parâmetros disponíveis execute: gpresult.exe /? ou confira aqui.

Script para Gerar Relatório de RSoP em Computador Local ou Remoto

Conforme comentado no início do post, temos a possibilidade de automatizar a geração de relatórios de RSoP utilizando uma combinação de Powershell com gpresult.exe. É um grande desafio para qualquer Sysadmin gerenciar múltiplas Políticas de Grupo e validar se realmente estão sendo aplicadas corretamente, principalmente quando estamos lidando com uma topologia de rede de alta complexidade e larga escala. O script a seguir permite que você realize a operação do RSoP em um computador local, remoto, múltiplos computadores remotos ou mesmo através de um arquivo de texto com uma lista de computadores.

Pensando em um gerenciamento ágil, criei também a versão do script no formato de Função. Desta forma, você pode instalá-lo em seu computador para que passe a utilizar como um comando nativo do Powershell. Se você ainda não sabe instalar Funções dá uma olhadinha no Post #6.

É isso aí galera, por hoje é só. Até o próximo post!

Dúvidas, sugestões, críticas sobre o blog? Entre em contato aqui!

Gostou? Deixe seu comentário e não se esqueçam de curtir a página do Facebook na barra lateral!